domingo, 21 de agosto de 2011

Brasileiros que não "conhecem" Ayrton Senna!?



  Ao caro leitor

  Quem é seu ídolo brasileiro?

  O meu ídolo brasileiro é Ayrton Senna, sem dúvida. Acredito que não vai surgir outra brasileira que supera ele.

  Eu conto isso aos meus alunos brasileiros durante aula, com muito entusiasmo. Contudo, não posso compartilhar boas lembranças do Senna com eles infelizmente.

  Como a grande maioria dos meus alunos fica na faixa etária entre 15 e 22 anos, eles nunca viram a corrida dele ao vivo apesar de saber o nome dele.

  Bah. É uma grande pena que brasileiros não “conhecem” o ídolo brasileiro, Ayrton Senna, o melhor piloto da fórmula 1.


  A grande maioria dos japoneses adorava Senna e quem via a corrida dele na época deve continuar admirar ele até agora.

  As contribuições do Senna no automobilismo japonês são inúmeras.

  Graças a boa atuação do Senna, Fuji TV começou a transmitir o torneio da fórmula 1 no Japão.

  E as boas batalhas entre Senna e Alain Prost na época atraíram muitas fãs japonesas e conseguiu estabelecer a popularidade da fórmula 1 no Japão.

  Além disso, como ele se tornou campeão mundial três vezes, dirigindo carro com motor de Honda, os japoneses têm sentimento e agradecimento especial para ele.

  Senna foi amado pelos japoneses não só por seu excelente talento como piloto.

  Claro que foi esse ponto que chamou atenção dos japoneses no início. Contudo, os japoneses adoraram personalidades dele, tais como humildade, fidelidade, humanidade e sinceridade.

  Ele sempre tratava fãs com carinho e demonstrava sentimentos, tais como alegria, felicidade, emoção, com todo corpo, tanto na corrida quanto no dia a dia.

  Ele foi pessoa mais humano do que qualquer pessoa. Portanto, as fãs podiam sentir ele de mais perto no nosso coração.

  A corrida inesquecível dele foi o GP de Mônaco da temporada 1992.

  Ao longo desta corrida, Senna corria atrás do Mansell. No entanto, Senna conseguiu passar para o primeiro lugar graças à parada inesperada do Mansell nas últimas sete voltas. Aí Senna tentava broquear o carro do Mansell  para não deixar passar seu carro, através do posicionamento do carro.

  Esta batalha entre dois pilotos foi um espetáculo e tanto.

  Eu ficava assistindo este corrida com olhos bem abertos diante da televisão na época....

  A técnica do Senna foi surpreendente.

  Quem nunca assistiu deve assistir pelo menos uma vez.

  Vou deixar o vídeo desta cena com narração em japonês.


  Viu???  Inacreditável, ne?

  Senna foi o piloto genial mesmo.

  A grande maioria das corridas de formula um passava na madrugada no Japão por causa da diferença do horário entre países europeus e Japão.

  Eu assistia a maioria das corridas ao vivo na época.

  Portanto, eu acabei assistindo GP de San Marino em 1994 ao vivo, na qual Senna se bateu na parede com a velocidade alta durante a corrida e faleceu posteriormente no hospital.

  Eu nem conseguia acreditar no que eu estava vendo naquele momento e nunca tinha imaginado que ele ia morrer durante corrida.

  Falecimento aos 34 anos.

  Além de marcar vários recordes na fórmula 1 inclusive 3 títulos como piloto, ele conseguiu ganhar fortuna e famas em quatros cantos do mundo, deixando boas lembranças para  as fãs....

  Entretanto, o que uma fortuna e as famas adiantam diante da morte???

  Não podemos trazer ele de volta mesmo com um bilhão de reais...

  Quando ele morreu, eu tinha 22 anos.  E hoje já passei da idade que ele viveu neste mundo...

  Quando ele estava vivo, eu escutava ele falar inglês. Se ele estivesse vivo até hoje, ele teria 51 anos e eu teria bastante oportunidade de escutar ele falar português e entende-lo.

  Que pena que eu não consigo ouvir português do Senna mais. Além de aprender muitas coisas de português através das palavras dele, ele poderia ter me ensinado muitas coisas a respeito de vida.

  ;)

Comentários
10 Comentários

10 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pelo post.
Essa foi uma das últimas emoções q a F1 prorpocionou, depois disso, a tecnologia comando, não são necessários talentos.
Foi um duelo do homem vs máquina, aquela willians era imbativel.
Ainda bem q vc postou com a narraçao em japones, nao entendi nada, mas foi muito mais emocionante do q Galvao Bueno.

Anônimo disse...

olhei por curiosidade no you tube e encontrei algumas entrevistas do ayrton senna falando em portugues, se ainda quizer ouvilo falando em portugues seria uma chance.

Yuki disse...

Obrigado pelos comentários.
Para mim, esta corrida em Mônaco foi melhor corrida que eu vi.
Sim. Eu vi alguns vídeo do Ayrton Senna no Youtube.É bom entender português dele sem legenda.
;)

Liziane Zimmer disse...

Oi Takeuchisan!

O Senna foi mesmo mu herói inesquecível para os brasileiros! Eu era bem novinha na época mas me lembro dos domigos de manhã assistir as corridas de F1 que o Senna ganhava, era emocionante!

Criação de Sites Porto Alegre disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
RHellerM disse...

Eu tenho 23 anos de idade, e realmente lembro pouco de Ayrton Senna, mas lembro q me pai sempre assistia as corridas, infelizmente eu assistia a corrida na qual ele bateu em 94, em casa foi um desespero e aflição. Uma perca grande e que o pais e pq n dizer o mundo sentiu profundamente.

Obrigado pelo postagem, Ayrton Senna foi é um mito, bom reviver coisas q n cheguei a ver.

Anônimo disse...

Aqui no Brasil conhecem o Senna mas não sabem que foi Gustavo Barroso.
Isso sim que é um absurdo!

Marco disse...

Que mané Gustavo Barroso o que, esse cara era um tremendo de um fascista ou como ele mesmo preferia Integralista. Quer comparar esse nazi com o Ayrton Senna, sai dessa vida rapaz.

Anônimo disse...

Tenho 28 anos e cresci literalmente vendo o Senna Ganhar titulos, no dia que ele morreu foi um dos dias mais tristes da minha vida até hoje.
O Brasil pode ter idolos como Pelé, Oscar, Guga.
Mas Herói Só o Senna.
Gosto muito do video dele em Interlagos onde ele termina a corrida só com 6ª marcha, o audio no carro me emociona muito.
Não falo do piloto aqui, falo da Lenda.

Denis Rebelo disse...

Ele era querido em vários países, além do Brasil, no Japão era idolatrado mesmo, vendo essa vídeo de jornalistas japoneses que cobriam a corrida (não sei a emissora), que ao saber da notícias, não se aguentam de emoção e choram. Áudio em japonês e legendas em português.

https://www.youtube.com/watch?v=QRRlz6xHY5s

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics