quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Quantos ideogramas (Kanjis) os japoneses comuns sabem!?


  Ao caro leitor

  Muitos brasileiros me fazem seguintes perguntas.

  “Como é que os japoneses conseguem decorar Kanjis ( ideogramas ) tão complexas?”
  “Quantos Kanjis os japoneses sabem?”

  Hoje gostaria de lhe responder a essas duas perguntas neste post.


  Normalmente a grande maioria dos japoneses já sabe Hiragana e Katakana antes de entrar na escola de ensino fundamental, pois eles as acabam aprendendo na escolinha.

  Entretanto, os japoneses aprendem Hiragana e Katakana oficialmente no primeiro ano da escola de ensino fundamental.

  Logo depois que os alunos ficam “Hiraganatizados (Alfabetizados)”,eles começam a aprender Kanji.

  O número de Kanji que os alunos do primeiro ano aprendem é de 80.

  Segue a tabela embaixo, na qual mostra quantos Kanji os alunos aprendem em cada ano.

Ano
Número
1
80
2
160
3
200
4
200
5
185
6
181
total
1006

  Pela tabela acima, dá para entender que os japoneses aprendem 1006 Kanjis ao concluir escola primária que corresponderia primeiro 6 anos do ensino fundamental no Brasil,ne?

  E quando terminar colégio, os japoneses devem saber 2136 Kanjis teoricamente, o que está na lista de Jyouyoukanji estabelecida pelo Ministério da Educação e entrou em vigor em 2010.

  Ou seja, os japoneses vão aprender 2136 Kanjis ao longo de 12 anos de ensino.

  Aliás, desde o primeiro ano da escola de ensino fundamental, sempre havia algumas questões em que questionavam sobre leituras ou escritas de Kanjis na prova de japonês, além de questões como a interpretação do texto.

  Além disso, havia até livro de exercícios só de Kanji nos primeiros 6 anos de ensino fundamental. Os professores mandavam os alunos fizerem isso como tarefa em casa.

    
  Ao longo do 13 anos e meio da minha vida profissional como professor de japonês, eu já me encontrei com muitos alunos brasileiros que me perguntavam sobre como conseguem aprender Kanji com mais facilidade.

  Aí eu sempre respondia o seguinte.

  “Não existe maneira fácil de decorar Kanji”

  Esta resposta sempre decepcionava meus alunos.Contudo, era pura verdade.

  Porque até os japoneses demoram 12 anos para aprender 2136 Kanji. Como é que os brasileiros podem aprender o mesmo número de Kanji em 3 anos! ?

  Precisa-se de dedicação para aprender qualquer coisa, inclusive Kanji.

  Bom. Então, eu responderia a segunda pergunta que estava no início deste post.

  Em princípio, os japoneses sabem mais ou menos 2 mil Kanji, pois 95% da população concului segundo grau. Só que há japoneses que não estudam bem no colégio infelizmente. Portanto, eu não posso garantir que todos os japoneses sabem 2 mil Kanji.

  Aliás, como nós perdemos costume de escrever Kanji no papel devido ao computador, os japoneses estão esquecendo Kanji. Sob esta circunstância, iniciou-se prova só de Kanji no japão em 1992, com a intenção de promover aprendizagem de Kanji entre povo japonês.

   Há 12 níveis nesta prova de Kanji. Segue a tabela, na qual mostra quantos Kanji o candidato precisa saber em cada nível.

Nível
Número de Kanji
Escolaridade
Aprovação
1
6000
Universitário
10.6%
1.5
3000
Universitário
13.0%
2
2136
Terminar colégio
21.8%
2.5
2136
Estar no colégio
37.7%
3
1608
Terminar escola secundária
42.6%
4
1322
Estar na escola secundária
47.5%
5
1006
6 º ano da escola primária
72.7%
6
825
5 º ano da escola primária
75.9%
7
640
4 º ano da escola primária
86.3%
8
440
3 º ano da escola primária
82.8%
9
240
2 º ano da escola primária
90.3%
10
80
1º ano da escola primária
96.5%

  O candidato precisa acertar mais de 80 % das 120 questões para passar.

  Na minha opinião, quem passou no nível 1 é “Deus”. Ou seja, seria Doutor Kanji.

   Pelo levantamento feito a respeito, com 2136 kanji, você poderá ler 99 % do Kanji que estão utilizados nos jornais.

  Eu passei no nível 2, um pouco antes de imigrar ao Brasil.

  Que tal você testar esta prova de Kanji para se tornar "Deus"?

  ( Só que tem que prestar prova no Japão ou em alguns paises estragneiros infelizmente)

  ;)


Comentários
28 Comentários

28 comentários:

Gika disse...

Quanto mais leio seu blog, mais tenho vontade de voltar a fazer japonês! ADORO kanjis. Gostaria que a Puc fosse mais perto da minha casa para eu poder fazer =)

Leo SKHM disse...

Yukipoaさん,

Quanto tempo você demorou para aprender a falar e escrever português fluentemente?

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Gika!
Que bom que está recuperando a vontade de aprender japonês!
;)

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Leo.
Na verdade, eu ainda tenho dificuldade em falar e escrever alguma coisa em português.
Um dia quero ser bilíngue.
;)

Leo SKHM disse...

Yukipoaさん,

Quanta modéstia!
Você comete alguns erros de concordância ,mas nada de grave. A maioria dos brasileiros( inclusive eu) também não domina o português totalmente.Não é algo do qual me orgulho. Ainda tenho que estudar bastante português e japonês .Ah! Estudar inglês também ,pois é sempre útil.

Eu aposto que você fala português com sotaque gaúcho e japonês.Meio a meio. Acho que deve ficar engraçado(com todo respeito). hehe!!!

off topic
Um beijo para a Gika que é muito gatinha. hehe!!!

André gama disse...

Adoraria aprender japonês principalmente por ser um grande fâ de animes alguém pode me dizer alguma escola de japonês em porto alegre?

Yuki disse...

Obirgado pelo comentário,Andre!
ACJ e PUC são escolas recomendáveis para quem mora em Porto Alegre estudar jaonês.
;)

Anônimo disse...

E tem uns brasileiros preguiçosos q saem da escola sem saber aplicar a regrinha dos sinais ... E ainda dizem q matemática é complicada.

Marivan disse...

Oi! Moro no Japão há 11 anos, e estou amando ler seu bolg, já adicionei aos Favoritos! Parabéns!

Suzana disse...

Olá!! Adorei seu blog!! Vou ler todos os post com calma depois!
Muito interessante!!
Moro no Japão e adoro esse país!
Gostaria de matar duas curiosidades minhas, não sei se tem algum post sobre o assunto, ainda não li todos...
Por que vejo diversas garrafas de água enfrente as casas, nos portões??
E também por que os japoneses penduram cebolas ate secarem no varal??
Parabéns pelo blog!!!

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Suzana!
Eu posso responder a primeira pergunta.
Os japoneses colocam garrafas de água na frente da casa para que os gatos não entrassem para casa e mijar e fazer coco.
Dizem que funciona muito bem.
Não sei se é verdade ou não.
;)

artur disse...

iai você gostaria defazer parceria comigo japaotudo.blogspot.com

Anônimo disse...

Nossa, parece até enredo de manga onde o personagem princial tenta se tornar um deus kanji hehehe.
Blog está otimo parabéns.

Anônimo disse...

おす、愛知県より宮里ウィリーです、よろしくね!!!やっぱ、漢字って難しいな、俺4年前来日してずっと勉強してるんだけどまだまだ覚えなきゃいけない事がめちゃ多いなぁ今の所その2136字の半分ぐらいも書けないかもね、でも日本のことだ~い好きだから一生懸命してペラペラになろうと決意したんだ!!!

ありがとうねYukipoaさんのブロッグでいろいろ覚えて助かってる!!言語の勉強をお互いがんばろうね!!!

Yuki disse...

コメントありがとう、ウィリーさん。
日本語の勉強を頑張ってください。
;)

Liziane disse...

Olá! Takeuchi-san!

Waaaa! Nossa como é difícil! Só aprendi a usar algumas expressões em Japonês, mas não me arrisco ainda a aprender Kanji, Hiragana e Katakana!
Mas assim que eu aprender inglês, vou me esforçar no japonês!

Tv Sk Beta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Harumi-Chan disse...

Nossa, quanto mais leio o blog mais vontade tenho de ir para o Japão, eu aprendo um pouco de japonês pela internet mas não deve ser a mesma coisa do que falar com japoneses diariamente.Acho essa língua fantástica e meu sonho é me graduar no Japão quando li a matéria sobre o intercâmbio quase pulei pela casa toda, agora estou determinada a aprender japonês e no futuro ir estudar no japão!

Arigatou gozaimasu

Harumi-Chan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hugo disse...

Ano passado eu fiz o kanken 10kyuu e passei, fiz para saber como é. Passei vergonha pois era o único adulto da sala.
Em Sao Paulo se nao me engano da para fazer tambem.
Eu li uma noticia uma vez de um garoto de 8 anos que passou no 1kyuu.
Quando minha amiga fez o 2kyuu ela disse que tinha criancas fazendo tambem.

Bia disse...

yo yuki
quantos kanjis um estrangeiro tem de saber?
Aguardo a resposta.
Arigato

Unknown disse...

Nossa seu blog é muito show gosto tanto dele que todos os dias faço uma visita.
Esse Blog abaixo é meu caso queira divulgar o seu nele fica a vontade.



Todas as Interpretações Possui Gabarito


Interpretação de texto Simples:

História de Chico - 1° série


Dona Borboleta - 1° série


Dona Joaninha - 1° Série


Caracol - 2° série


Continho - 2° série


Família de Gatos - 2° série


História de Emília - 2° série


Menino Maluquinho - 3° série


O bicho - 4° série  
Todas as Interpretações Possui Gabarito


Interpretação de Textos Sobre:


Interpretação de texto sobre Adjetivos


Interpretação de texto sobre Advérbio


Interpretação de texto sobre Oxitonas


Interpretação de texto sobre Paroxítonas


Interpretação de texto sobre Proparoxítonas


Interpretação de texto sobre Substantivo Comum


Interpretação de texto sobre Substantivos Próprios


Interpretação de texto sobre Substantivos Coletivos


Interpretação de texto sobre Substantivo Primitivo


Interpretação de texto sobre Substantivos Derivados

Todas as Interpretações Possui Gabarito


Visoldi disse...

Boa noite
Adorei o blog!Eu tenho uma dúvida sobre ideogramas...quero fazer uma tattoo e até já vi em catálogos, mas realmente não sei se é o significado que diz..Se possível, queria que me informasse o significado de "a paz" e também "o destino"
Obrigada

Denlescki disse...

Amei o blog.
:D

Estou estudando japonês, quero me mudar para o Japão em 2014. :D

Aliás, seu português é incrível.
:DDDD

Mila.

Anônimo disse...

É a primeira vez que acesso este blog, a minha maior dificuldade na leitura é conseguir entender quando termina uma palavra pois a escrita é toda junta e muitas palavras me são novas.

Waltewr JUnior disse...

Excelente blog sobre Kanjis!
Sinceramente é de desanimar aprender 2136 Kanjis!
Eu que estou começando a estudar agora Hiragana e Katakana e estou tendo dificuldades!
Imagina 2136 aja Cérebro para guardar tanta coisa!

Unknown disse...

Muito bom.
sabe amo o idioma japonês. E os animes. Prefiro japonês que inglês.
Inglês é um. Lixo. Não chegou a serio fan .
Mas sou family de japonês 100%. )parabem muitos boa sual explicação.

Unknown disse...

Era de se esperar, como sempre os japoneses usam o formalismo exagerado para se referir a qualidades que uma pessoa tem como ser chamada de "Deus" por dominar 6000 kanjis, mas e incrível que uma pessoa aprenda esse numero gigantesco de ideogramas alguns possuindo ate mais de 1 significado e de impressionar mesmo... hahaha, esse e o costume dos orientais mais isto e meio ofensivo para nos ocidentais pelo menos os religiosos ou os que acreditam em Deus em alguns aspectos não querendo ser preconceituoso de forma alguma estou livre de uma mentalidade preconceituosa todos são livres para optaram pelo que quiserem. Isaac Newton que formulou praticamente toda Mecânica Clássica formulou também leis da óptica, formulou a lei da gravitação universal, inventou o Calculo Integral e diferencial, inventou o calculo para descobrir o peso da lua, alguns dizem que a pergunta mais inteligente feita por um ser humano foi a dela na qual disse enquanto observava uma macieira disse " Se uma maçã cai, a lua também cai? " as leis descobertas por ele nos permitem explicar qualquer coisa hoje em dia fazendo uso da escala de tamanho comumente utilizada no dia e no cotidiano de nossas vidas suas leis só não são validas para a Mecaniza Quântica suas leis são aplicadas em vários campos da engenharia dentre elas principalmente a mecânica e a civil, considerado o maior gênio de toda historia da humanidade após suas inúmeras descobertas, disse que nenhuma delas seria tão grandiosa quanto ter descoberto que o mundo foi originado por algo chamado Deus(algo haver com o post?! SIM!). ótimo post!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics