segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Os brasileiros querem longevidades dos japoneses!?

  Ao caro leitor

  O Japão é conhecido como país que tem a maior longevidade.

  Você queria que o Brasil fosse um país como o Japão?

  Sim!? Está falando sério!?


  Eu vou lhe mostrar uma tabela, na qual mostra lista de países por esperança média de vida à nascença.


País
Geral
Homens
Mulheres
1
Japão
82.6
79.0
86.1
2
Hong Kong
82.2
79.4
85.1
3
Suiça
82.1
80.0
84.0
4
Israel
82.0
80.0
84.0
5
Islândia
81.8
80.2
83.3
6
Austrália
81.2
78.9
83.6
7
Singapura
81.0
79.0
83.0
8
Espanha
80.9
77.7
84.2
8
Suécia
80.9
78.7
83.0
10
Macau
80.7
78.5
82.8





91
Brasil
72.4
68.8
76.1





191
Moçambique
39.2
38.3
39.0






  Esses dados são de 2008.Em 2011, o Japão caiu para segundo lugar neste ranking devido aos milhares de mortes que ocorreram por causa do terremoto e tsunami.

  A seguir, eu vou comentar sobre 3 coisas ao respeito deste ranking.

  1. Não tem tantas diferenças entre primeiros 4 paises colocados : 6 meses.

  Como você sabe,comer 刺身 (peixe cru) está na moda no mundo inteiro inclusive o Brasil.Uma das razões desta moda seria as longevidades alçançadas pelos japoneses graças ao consumo de peixe em grande quantidade, além de agradar os paladares das pessoas do mundo inteiro.

  Na verdade, os japoneses comem Sushi e Sashimi só nas ocasiãoes especiais.Mesmo assim, o consumo de peixe em grande quantidade é um fato inegável, como a foto da cafe da manhã mostra embaixo.


  Eu acredito que a alimentação básica pelos japoneses é uma das refeições saudáveis e exemplares para todas as pessoas do mundo. No entanto,eu acho que os pesquisadores devem estudar as alimentações dos outros povos de primeiros 4 paises colocados, pois deve ter outros segredos nas suas alimentações que fizeram com que alcançassem as longevidades, o que beneficiaria todas as pessoas da planeta.

  2. O Brasil está mal colocado no ranking.

  Como o Brasil tem que contar índios da Amazonas e pessoas que moram nas fabelas, a média ficou baixa. No entanto, se excluir os dados dessas pessoas, a posição no ranking vai subir radicalmente com certeza absoluta.

  3. A diferença da média entre dois sexos do Japão ( 7.1 anos ) é a maior entre primeiros 10 colocados no ranking.

  Antes de mais nada, eu lamento pelo fato de que homens vivem menos do que mulheres.No entanto,talvez seja melhor homens morrerem antes das mulheres, pois em geral os homens não sabem fazer nada sozinho exceto seus trabalhos.

  Segundo o programa de TV que eu assisti, o marido não consegue viver há muito tempo após a morte da sua esposa por causa da depressão, enquanto a esposa consegue viver há bastante tempo mesmo após a morte do seu marido graças à liberação do estress que sentia durante a convivência.

  Quando eu fiquei sabendo disso, eu fiquei chocado!! Homens são bichos coitados.....


  Eu não sei porque os japoneses vivem muito menos do que as japonesas.Talvez a grande maioria dos japoneses perdem sentidos de vida depois que se aposentarem, pois as únicas coisas que eles dedicavam durante a vida inteira eram seus trabalhos. Por isso mesmo, eles nem conseguem fazer novas amizades nas comunidades, onde não existe hierarquia nem negócios.

  Até há pouco tempo atrás, os japoneses se aposentavam aos 60 anos e começavam a receber a aposentadoria integral logo em seguida.No entanto, agora mesmo aposentando aos 60 anos, eles só podem receber as aposentadorias parciais e só poderão receber as aposentadorias integrais a partir dos 65 anos.

  Eu acredito que o início da idade para receber aposentadoria fica cada vez mais tarde. Eu imagino que a minha geração vai poder começar a receber a partir de 70 anos.

  Credo!!! Isso quer dizer que os homens japoneses vão receber aposentadorias durante 9 anos contribuindo durante uns 40 anos.....Será que vale a pena pagar FGTS pensando na sua aposentadoria no Japão!?

  Diante dessa previsão pessimista, muitos jovens estão deixando de pagar FGTS preocupando com a continuação da presente previdência social.Já está na hora de mudar o sistema atual, pois o presente previdência social do Japão foi criado baseado na realidade do ano 1961.

  Segue a figura na qual mostra a transição da expectativa de vida após a seguda guerra mundial.


  Como você notou, a média da expectativa de vida para mulheres em 1947 era de 53.96 enquanto a mesma para homens era de 50.06.Como morreu muitos japoneses devido à guerra na época, talvez a média fosse baixa mesmo. 

  Só para completar a informação, em 1891, a média da expectativa de vida para mulheres era de 44.38 enquanto a mesma para homens era de 42.8.

  Enfim, mesmo em meado do século 20, a grande maioria dos japoneses pensava que a duração média em que um ser humano podia viver era em volta de 50 anos.

  Todo povo sabe que não temos como manter o sistema atual.Entretanto, ninguem quer afirmar isso, pois alguma geração precisa-se sacrificar e é bem provável que isso seja minha geração.

  Resumindo, não adianta viver há muitos anos desde que a sociedade não proporcione a vida com saúde e dignidade para as pessoas de terceira idade. Como eu já tratei num post, tem registrando mais de 30 mil de suicídios no Japão.Será que tem algum sentido de viver infeliz, sofrendo?

  Para o povo viver feliz, o governo precisará tomar certas medidas tais como, a previdência social mais justa, sistema de saúde mais justa, a sociedade menos rigorosa, a distribuição de renda mais justa e oportunidades de empregos para todas as idades,etc.


  Nos últimos anos, o governo japonês começou a se importar o nível das felicidades do povo japonês.

  Segundo o levantamento ao repseito das felicidades dos povos feito pelo Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Japão se classificou no 21° lugar entre 36 paises.


País
1
Austrália
2
Noruega
3
Estados Unidos
4
Suécia
5
Dinamarca


21
Japão


33
Brasil
  
  Vamos ver se o Japão vai melhor neste ranking também.

  Espero que a sociedade japonsa seja um ambiente onde todas as pessoas possam viver felizes com saúde, um pouco de dinheiro e segurança.

  Depois que consiga construir uma sociedade feliz, o Japão pode se orgulhar da longevidade e o Brasil pode querer que o Brasil fosse um país que nem o Japão.

  ;)



Comentários
10 Comentários

10 comentários:

Iruka disse...

Acho que os homens no geral vivem menos por se exporem demais a tudo, sejam em vícios,poluição,má alimentação,violência,velocidade alta e o medo de fazer check-up preventivo anual.Meu marido,por exemplo, tem pressão alta, mas é porque quando era universitário só se alimentava de miojo (todos os dias) na república.Dificilmente uma mulher aguentaria essa rotina.
Quanto a querer viver por bastante tempo,eu não ligo muito, a não ser que seja bem aproveitada.

Unknown disse...

Devo dizer que é fantástico "ouvir" as reflexões de alguém que foi criado de uma maneira tão diferente. Esses índices nos mostram números apenas, e não a realidade do povo de um país. É sempre bom saber o que acontece de verdade...ajuda a desmistificar as outras culturas. O jardim do vizinho sempre parece mais verde, mas talvez só seja outro tom de verde, não é?

Anônimo disse...

A longividade japonesa sempre foi um fato constatado e muitas vezes reportado em inumeros tipos de mídia.
Nas ultimas decadas as mulheres ficaram sujeitas há muitas coisas que antes era um território expressamente masculino, e mesmo assim elas continuam vivendo mais. Acredito que uma boa alimentação seja um fator não unico, mas principal. Mas o dia que eu não poder comer uma deliciosa picanha, eu morro.

Anônimo disse...

Yo
Gente por favor alguem pode me informar se essa informação é verdadeira: Os japoneses não gostam dos turistas brasileiros.
É verdade?
Obrigada

Anônimo disse...

Acho que minha bisavó era japonêsa,ela viveu 107 anos! kk

Pedro disse...

Olá, Yuki-san. Poderia falar de sua cidade, Tsukuba? Eu achei muito interessante quando soube que você nasceu lá, pois eu já tinha lido a respeito dela por ser um cenrro de tecnologia. Essa "tecnologia" influenciava na sua vivência e na economia da cidade? Ou era uma coisa mais isolada? Já vi algo sobre ela ser uma cidade planejada, de certa maneira esquisita.

Yago disse...

Yuki vc gosta dos filmes de Hayao Miyasaki? Eu simplesmente amo eles, vc podia postar um dia sobre o studio ghibli né? Eles são muito boms!

Anônimo disse...

Muitos japoneses, principalmente os mais velhos, vivem sozinhos, né? Acho que algo que talvez melhorasse a questão da felicidade fosse maior convivência familiar e uma família maior ( algo dificil hoje em dia lá pois as famílias em geral estão pequenas, não se tem mais que dois filhos...)

Anônimo disse...

Bem querer todo mundo quer, mas acho que estamos longe disso se você olhar outra tabela, o Brasil esta em 5ª lugar mundialmente com as mais altas taxas de omicidio do mundo ou seja tecnicamente pessoas não tendem a viver muito ate por causa que a violencia e um fator decisivo nisso.

Calu disse...

Eu so gostaria de viver ate bem idosa se tivesse qualidade de vida. P viver gaga e dependendo dos outros, nao vale a pena.
No Brasil idoso, aposentado ganha tao mal que nao da nem p pagar os remedios, que graca tem viver assim? Agora se a pessoa tem uma profissao como no caso de nosso querido Oscar Niemeyer que morreu aos 104 anos fazendo o que gostava, ou um hobbie que lhe estimule, ai sim. O Brasil nao tem muito a oferecer a pessoas idosas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics