sexta-feira, 12 de abril de 2013

Por que apartamentos no Brasil são tão pequenos!?


  Ao caro leitor

  Por que apartamentos no Brasil são tão pequenos?

  Como o Brasil é país gigantesco, apartamentos poderiam ser muito maiores do que os do Japão,ne?

  No entanto, a realidade não é bem assim.

  Quando eu procurei apartamento há 3,4 anos aqui em Porto Alegre, eu fiquei surpreendido com tamanhos pequenos dos apartamentos novos.

  Eu não sei como é que os apartamentos novos estão em outras cidades do Brasil.Porém, os tamanhos e seus preços dos apartamentos novos em Porto Alegre são mais ou menos como a tabela embaixo mostra.

Apartamento
Área privativa
Preço (em reais)
1 dormitório
35m2 - 50m2
150 mil 250 mil
2 dormitório
50m2 - 70 m2
200 mil 300 mil
3 dormitório
65m2 - 85m2
250 mil 400 mil

  Observando a tabela acima, o que você acha sobre os tamanhos e seus preços dos apartamentos?

  Ao visitar apartamtos usados que têm mais de 20 anos de construções, eu notei que os tamanhos deles são muito maiores do que os apartamentos novos, apesar de não saber as diferenças exatas.

  Eu imagino que construtores querem ganhar muito dinheiro construindo prédios de muitos andares em áreas limitadas, reduzindo os tamanhos de cadas apartamentos com o objetivo de ganhar mais lúcros.

  Por outro lado, os tamanhos da casa e do apartamento no Japão são muito famosos pelo espaços apertados no mundo inteiro.Os ocidentais chamavam de “cabana para coelhos ( うさぎ小屋 ) “ nos anos 80.


  No Japão também não há um levantamento oficial sobre tamanhos dos apartamentos novos. Porém, pelo levantamento que eu fiz nos sites, os tamanhos e seu preços dos apartamentos novos em Tóquio são mais ou menos como a tabela embaixo mostra.

Apartamento
Área privativa
Preço (em reais)
1 dormitório
30m2 - 45m2
400mil 500 mil
2 dormitório
50m2 - 70 m2
500 mil 800 mil
3 dormitório
65m2 - 80m2
600 mil 1 milhão

  Comparando com a tabela para apartamentos novos em Porto Alegre, você deve ter notado que os tamanhos dos apartamentos em tóquio são quase mesmos de Porto Alegre.

  Ou seja, o tamanho do apartamento não é tão pequeno como dizem. Aliás, considerando o fato de que o Brasil é 23 vezes maior do que o Japão, os tamanhos dos apartamentos no Brasil são relativamente pequenos.Poderia ser um pouco maior,ne?

  Ou, talvez haja um tamanho ideal de apartamento para um ser humano qualquer poder viver tranquilamente, independente do tamanho do terreno disponível.Por que a qualidade de vida depende muito da conveniência do local e o bom aproveitamento da área,ne?

  Bom. Só para completar o assunto deste post, eu lhe informo o seguinte. 


  Quando você comprar imóveis no Japão, as coisas básicas tais como pia da cozinha, armário para cozinha, utensílos de banheiro, armário para roupas,chão já estão inclusos nos preços, porque construtores oferecem apartamentos prontos aos clientes para não lhes darem trabalhos a mais.Só basta comprar eletrodomésticos e alguns moveis para comprador de imóvel começar a vida no apartamento novo.

  No Brasil, quem compra apartamento novo precisa contratar vários profissionais para deixar apartamento prontinho para morar,ne?Porque comprador do imóvel recebe apartamento “pelado”.

  Até que foi divertido contratar vários profissionais, uma vez que eu podia deixar meu apartamento do jeito que eu queria. No entanto, como eu não sabia nada sobre decoração do aprtamento e nem sabia qual profissional é bom em cada coisa, isso me dava muitos trabalhos. O pior é que tinham profissionais que não cumpriam horários e compromissos e tudo mais...


  Valeu como uma experiência, sim.Entretanto, não era nada fácil concluir este trabalho para quem trabalha durante dia e mora sozinho como eu.

  O meu tem só um dormitório, cujo área privativa é de 40m2. É muito pequeno, mas prático. Portanto,eu gosto do meu apartamento, pois é mais fácil de limpar o quarto.

  Seja o que for, eu prefiro coisa nova, prática e pequena à coisa velha e grande.

  E você?Quais são seus critérios na hora de escolher apartamento ou casa?

  ;)


Comentários
17 Comentários

17 comentários:

Douglas disse...

Acho que isso não se aplica apenas nos apartamentos,os terrenos também estão menores. Aqui no brasil os imóveis estão ficando cada vez mais valorizados.
Cada um deve o escolhe de acordo com sua necessidade ou vontade.
Já acho que as casas e apartamentos daqui estão pequenos igual no japão. kkkkkk

Admin disse...

Nas cidades mais afastadas dos grandes centros é bem mais em conta adquirir residências espaçosas, já em contrapartida na cidade de São Paulo os preços de compra dos "apertamentos" está entre os maiores do mundo, mas é claro que também depende da localização.

Iruka disse...

Apartamento pequeno são dos leopalace!Aluguei por 1 mês quando estive no Japão e me sentia dentro de uma caixa.Para tomar banho batia cotovelo na parede,a pia era integrada com o fogão, então nem dava para secar a louça direito.
Eu sempre morei em casa porque sempre tive cachorros grandes.
Na cidade onde moro desde 2005 as casas,aptos,quitinetes são bem caros,tanto é que desde que saí de São Paulo,moramos em casa alugada.Casa simples por aqui se paga no mínimo R$800 mil.Não vale o preço, é muita exploração.Isso acontece porque tem muita procura e pouquíssimas ofertas.

Anônimo disse...

Aqui no Brasil imóvel é um bem que sempre está em alta no mercado espuculativo. Ou seja, a tendência é sempre que os preços subam e que o imóvel valorize. Em cada Estado brasileiro há uma diferença significativa entre o preço do m². Eu ao contrário de você prefiro comprar um imóvel antigo e maior. Geralmente eles custam menos, considerando a proporção tamanho x preço, mas precisam de muitas reformas. Eu não me incomodo com as reformas, pois estarei gastando um valor a mais para deixar o apartamento do jeito que eu gosto... eu realmente aprecio essa fase de deixar "a casa com minha cara" . Como exemplo, eu comprei um Apart. com 220 m² , ele estava horroroso, com piso velho e problemas no encanamento, mas o prédio era ótimo e em uma boa localização. Gastei a mais com as reformas, o equivalente a 2/3 da diferença de um apt novo nas mesmas dimensoes. Ou seja, considerando que comprasse um imóvel novo recém construído do mesmo tamanho eu tive uma economia de 21%. Fora isso, também tem a questão da construtora. Aqui no Recife existe uma Lei municipal que impede a construção de imóvel compactos com menos de 40m²...


Viver em lugar amplo é muito bom, porém mais trabalhoso.

Izadora.

FábioSP disse...

Oloco cara, não dá p/ comparar né meu, morei no japão em um apertamento que nunca tinha visto nada igual no Brasil. Até a máquina de lavar ficava no corredor p/ vc ter noção. Para japonês que é pequeno ok, mas p/ quem é grande é difícil, só batendo cotovelo. E lá os apartamentos que tem janela p/ a face sul é mais valorizado, aqui não tem dessa, mas se tivesse como estamos no hemisfério sul então seria janela voltada p/ o norte né. Aqui só rola isso p/ construir piscina no quintal e pegar mais sol. Pois a minha janela é voltada p/ o norte e bate muito sol mesmo com a brise-soleil tem que ter cortina.

Aline disse...

Olá,

A lista de padrões de área construída para apartamentos que mostrou representa as construções digamos mais "populares", há muitos prédios onde a área construída varia de 100m², 200m² ou mais, a questão é o quanto você esta disposto a investir, pois estes quando novos o precinho maravilha começa na faixa dos 500 mil para o primeiro andar, a cobertura melhor nem te contar. A prefeitura mesmo é uma grande incentivadora destes prédios (padrão 30m²), geralmente são feitos conjuntos com no mínimo 5 ou mais prédios de até 4 ou 5 andares, financiados pela Caixa Econômica, com planos para a primeira casa e para reinstalar pessoas retiradas de favelas e lugares onde houve obras do governo, como beira de estradas, etc, há quando é região próxima a faculdades e universidades são pontos chaves para aluguéis de estudantes também. E como o preço agrada a muita gente que não tem ou não quer investir a longo prazo em compras com mensalidades muito altas. Outras construtoras se espelham neste modelo de construção e fazem vários residenciais com a mesma proposta. Eu particularmente não gosto, não sei como é em Porto Alegre, mais aqui região de vales e morros, um bairro com aparência de predinhos praticamente iguais acaba com a imagem do local, inclusive percebi no meu antigo bairro, que depois da construção dos predinhos ao estilo MRV e Caixa, a valorização de outros prédios ou casas decaíram, mesmo o bairro estando mais populoso, mas isto não significa que meu IPTU reduziu, continuou a mesma coisa. Geralmente, o bairro antes residencial fica misturado a comércio para atender tanta gente, e já viu né vira aquela misturinha de buzina, caminhão, anúncio do sacolão em local que antes era para ser residencial.

Tadinho, na sua compra de apartamento deve ter sido uma luta mesmo, sempre aconselho a galera, quando comprar, principalmente aqueles que já vem tudo pronto inclusive acabamento, a sempre conferir tudo, torneiras, chuveiro, tomadas, leva um rádio pequeno, qualquer coisa para testar, se não esta dando choque, se a porta dos armários não estão prestes a cair, se as paredes e teto não estão com infiltração, se o chão esta ok, alguns lugares fazem um limpeza, enceram, remendam, mas a primeira varrida você sai levando os pedaços do chão, teste tudo sem medo, na cara dura, assumir um contrato por produto estragado não dá né. Já vi muita gente levar gato por lebre, até em casas novas, de baixo valor aquisitivo, construídos com materiais mais econômicos e com limites diferentes de uma residência normal, por exemplo, alguns destes prédios que te falei são feitos de blocos ou pré-moldados, que conseguem sustentar bem até 4-5 pavimentos, a obra como um todo é mais rápida, 3 meses já consegue entregar para a equipe de acabamento e finalização, mas em compensação você fica limitado como morador, tentar instalar uma tv na parede pode resultar em invadir a sala do vizinho dada as diferenças na estrutura, ou até mesmo fazer uma enorme bagunça, normalmente estes AP's são entregues para por piso, sanitários, pias e nem tente inventar muito, pois não foram preparados para grandes transformações.

Mais realmente centros e bairros mais antigos possuem apartamentos maiores, e com preços até razoáveis que compensam o investimento (tamanho) para quem tem família grande é uma boa, somando-se a isso os gastos com reforma é claro.

Não sei se ficou sabendo, mas algumas cidades já tem até regulamentos para construtoras sobre área externa em apartamentos, para reduzir o tamanho dos apartamentos mesmo!!!!

O setor imobiliário esta fervendo neste momento, então não espere preços como o que viu de 125 mil assim tão fácil não, o bairro com certeza nestes casos não é sua primeira opção na preferência de vizinhança,kkkkk.

Mas ter casa própria é muito bom!

Falou.

Anônimo disse...

Olha, já entrei num desses apartamentos de conjuntos habitacionais da prefeitura, desses que oferecem depois que acabam com uma favela. Aqui na minha cidade tinha 5 favelas, e mandaram tudo para esses lugares, que são mais afastado da cidade. A prefeitura praticamente escondeu a favela lá longe e maquiou nos predinhos de 5 andares, porque até 5 não precisa de elevador. Mas pelo menos tem 2 quartos e ainda 1 vaga de garagem. Esse foi o menor apartamento que ví no Brasil.

No Japão isso já seria um apartamento de classe média para alta.

Agora imagine esses apartamemtos comuns daqui que tem vaga para 2 carros, piscina, churrasqueira, playground, 3 quartos, 1 suíte, closet e etc..

JADER disse...

Apartamento pequeno e preço exorbitante porque o brasileiro é burro e otário e paga.Simples assim.

Anônimo disse...

facil, é q eles querem lucrar o maximo com o mininmo pra variar...

Unknown disse...

Bom Dia,
Ótimo post.
Me senti escrevendo este posto pois comprei um apartamento na regiao de pedro leopoldo em mg e este não possuia piso nos quartos e sala e me deparei com uma dor de cabeça com pedreiro.
Mas consegui deixar do jeito que eu queria.
Infelizmente os apartamentos estão ficando cada vez menores e os moveis cada vez menores. Um problema pra quem tem bom gosto na decoração pois achar uma decoração bonita para apartamento pequeno vai lhe custar um bom dinheiro.
Os lotes também valorizaram muito e cada vez diminuem de tamanho.
Tive que me conformar com isso e entrar em um 2 quartos de 45 m². Ficou Bacana mas penei pra ver ele bonito. Fui em praticamente todas as lojas da minha regiao procurando moveis pequenos e bonitos mas foi dificil achar. Mais uma vez ótimo post Felicidades a todos.

Anônimo disse...

Os imóveis estão cada vez menores, porque há demanda. Se ninguém comprar este "apertamentos", as construtoras páram de construir. Os imóveis seguintes serão maiores. Deixem os imóveis de lado e numa fração de segundos, os preços cairão. É a lei da Oferta e da Procura.

Raffael disse...

Jader,
Não é o brasileiro que é burro e paga. As construtoras que são espertas demais e colocam o consumidor em uma situação que não tem escolha. Te pergunto, o que eu faço? São Paulo não tem mais terreno, preciso de um imóvel, vou morar na rua? Ou viver de aluguel a vida toda, o q não é barato. É a lei da selva, as pessoas precisam saber jogar a seu favos.. vc paga caro, mas pode vender caro. qualquer imovel q ontem custava 100 hj custa 300.

Anônimo disse...

Eu acho q o problema é q todo mundo aqui no Brasil quer morar em São Paulo, Rio de Janeiro ou outra grande cidade... Ae essas cidades ficam super lotadas e o preço dos imoveis sobe de mais.. então a solução e faze-los pequenos pra caber mais e o povo poder pagar. E da nisso q vc vê.

Anônimo disse...

Ao contrário do que o Fábio disse, a localização do apto quanto ao Sol, é valorizada sim pelas imobiliárias (pelo menos as profissionais). Acontece que muita gente não pergunta a respeito, compra o imóvel sem se importar com isso, sem saber que também está pagando por isso. Meu living room fica ao Sul, e pega toda iluminação solar da tarde. É muito bom.

Anônimo disse...

O custo de vida no japão é muito mais alto? Como funciona? O salário mínimo no Japão ultrapassa os 3 mil reais, mas isso é realmente mais dinheiro do que o salário mínimo do Brasil? :)

Yasmin disse...

E por causa da outorga onerosa

Yasmin disse...

O problema é que as pessoas na maioria das vezes não têm escolha.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics