terça-feira, 19 de agosto de 2014

Por que os estrangeiros pagam mais caro para ver cataratas do Iguaçu!?

 

  Ao caro leitor

  No mês passado, meu pai e meu tio vieram para Porto Alegre.

  Eu os levei para Foz do Iguaçu e nós ficamos lá durante dois dias.

  Diferente da última visita minha à Foz do Iguaçu há 15 anos, as infraestruturas tais como a entrada linda e equipada e ônibus especial que circula dentro do parque nacional eram bem organizadas.

  Na entrada,havia guichê para compra de ingresso,auditório para assistir filme sobre Cataratas,lanchonete, lojas de lembranças,entre as outras coisas.

  Eu adorei tanto infraestrutura bem moderna quanto o passeio pelo parque nacional de Cataratas.

  Contudo, neste post, eu gostaria de questionar sobre os preços dos ingressos.

  Os preços dos ingressos eram seguintes.

<Brasileiros>
Adultos ( a partir de 12 anos ) R$29.20
Crianças ( de 2 a 11 anos )     R$ 7.90
Idosos ( a partir de 60 anos )   R$ 7.90

<Estrangeiros oriundo de Mercosul>
Adultos ( a partir de 12 anos ) R$39.20
Crianças ( de 2 a 11 anos )     R$ 7.90

<Estrangeiros>
Adultos ( a partir de 12 anos ) R$49.20
Crianças ( de 2 a 11 anos )     R$ 7.90

  Caso queira saber mais detalhe, pode conferi-los no seguinte link.

  Eu achei o valor do ingresso caro.Entretanto,o que eu gostaria de questionar não é o preço alto do ingresso.

  Trata-se dos preços dos ingressos conforme nacionalidade do visitante.

  Por que o preço do ingresso para estrangeiros é mais caro do que o mesmo para brasileiros?

  Qual é a justificativa para determinar os preços do ingresso assim?

  Por acaso, acham que todos os estrangeiros têm condições financeiras melhores do que os brasileiros?

  Talvez os japoneses,os americanos e alguns países da Europa tenham condições financeiras melhores,o que justificaria preços mais altos.

  E os africanos e os asiáticos de países mais carentes?

  Eu sei que na China adotava o preço de ingresso diferenciado para estrangeiros pelo menos há 20 anos, apesar de não saber se ainda existe isso lá.

  No Japão, eu nunca vi preço de ingresso diferenciado conforme nacionalidade.Será que tem isso hoje em dia no Japão?


  Quando você viajar para o Japão e visitar alguns pontos turísticos, se você precisar pagar a mais só por ser estrangeiro, o que você vai achar?

  Caso só estrangeiros oriundos de países asiáticos tiverem descontos, o que você vai achar ao respeito?

  Os brasileiros têm que estar cientes de que o Brasil é sétima maior economia do mundo em 2013 de acordo com Fundo Monetário Internacional.

  Não tem por que cobrar mais caro das turistas estrangeiras.

  Basta dar desconto para crianças e idosos independente da sua nacionalidade e pronto.

  ;)


Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Anônimo disse...

Confesso que nunca havia ouvido falar dessa diferença de preço entre estrangeiros e brasileiros.

É realmente uma pena, porque independente do que eu pense, não consigo achar justificativa para isso.

Conforme você citou, a única diferença de preço plausível é entre pessoas de idades diferentes.

Quanto ao sistema de preço dos ingressos no Japão, estive por lá até abril desse ano e não há diferença entre nacionalidades.

Ah sim, aproveito para dizer que adoro o blog e passo por aqui sempre que posso.

Felipe disse...

A um tempo atrás vi na wikipedia que o Coliseu romano tem visitação gratuita para turistas da União Europeia, entretanto para estrangeiros de outras nacionalidades é cobrado um ingresso.

Não gostei de saber que adotam uma política parecida em Foz do Iguaçu, infelizmente aqui no Brasil se tem uma mentalidade de que qualquer estrangeiro de fora do Mercosul tem alta renda e condições pra pagar caro em tudo.

Apesar disso espero que você e seus familiares tenham aproveitado e gostado do passeio.

ImpMontezuma disse...

Olha, eu também não concordo com essa história de que estrangeiro tem que pagar mais caro pra fazer qualquer coisa que seja aqui no Brasil....
Mas se a sua dúvida é do porque eles fazem isso... Eu acho que tenho uma ideia.
Eu acredito que o pessoal que organizou isso, entende que as cataratas do Iguaçu são um patrimônio nacional dos brasileiros... E cobrar da gente um ingresso pra podermos ver nosso o próprio patrimônio, pode ser entendido como algo injusto... Então TALVEZ esse pessoal tenha tentado dar uma amenizada nesse fato dando um desconto pros brasileiros...
Ou seja, na verdade seria o oposto... Não é que é cobrado mais caro de estrangeiro... E sim os brasileiros que teriam um desconto...
Mas novamente... Eu também não concordo com isso :/ Porque na prática acontece o que você falou... Parece que os estrangeiros que estão sendo penalizados nessa história... ^^"

Anônimo disse...

bom isso não acontece só para os estrangeiros, mas entre os estados brasileiros também eu por exemplo paguei mas caro para visitar o Cristo Redentor do que quem era nativo da região.

Iruka disse...

Acho que o leitor (a)ImpMontezuma tem razão na explicação para tal fato.Também discordo dessa diferença de preços para estrangeiros.E o Brasil ainda é nanico em relação ao número de turistas estrangeiros que se arriscam a vir fazer turismo.Há muito tempo atrás, quando fui a Porto Seguro (Bahia)o preço da balsa para morador era diferente para quem não era.O turista já gasta $$ no local com hospedagem,restaurantes,lembranças e ainda vai ter que desembolsar mais pelo simples fato de ser viajante.Aproveito o espaço para dizer que desisti de fazer turismo no Brasil faz tempo, pois sai muito mais caro e a prestação de serviços, uma tragédia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics