terça-feira, 10 de março de 2015

Você fumarria cigarro no Japão!?

  Ao caro leitor

  Você fuma cigarro?

  Eu já tentei fumar cigarro algumas vezes quando eu entrei na universidade só para eu me sentir mais adulto na época.


  Porém, eu não gostei da experiência e nunca experimentei cigarro mais.

  Eu tenho impressão de que os brasileiros fumam cigarros bem menos do que os japoneses, já que dificilmente eu vou ao bar ou danceteria onde tem mais fumantes.

  Será que eu estou enganado?

  Segundo o levantamento divulgado pela Japan Tobacco International no dia 30 de julho em 2014, as taxas de tabagismo caíram até 19.7 % ( homem : 30.3 %, mulher : 9.8 % ) , quebrando a faixa de 20 % pela primeira vez desde primeiro levantamento feito em 1965.

  Como você pode se ver na figura postada, incrivelmente a taxa de tabagismo de homem era 83.7 % em 1965!!Isso quer dizer que quase todos os homens fumavam cigarro nos anos 60!!

  Quando eu fui fazer vestibular nas universidades particulares nos anos 90, eu fiquei chocado com uma cena que eu vi nos intervalos entre as provas.

  Havia centenas de vestibulandos fumando cigarros fora da sala de aula!!

  Como muitos alunos dos colégios não podiam entrar nas universidades direito na época por falta de vagas, eu imagino que aqueles fumantes eram alunos dos cursinhos que pegaram mau vício no cursinho.

  Foi exatamente naquele momento que eu não quis estudar no cursinho de jeito nenhum e quis entrar na universidade direto, pois eu não queria ser como aqueles fumantes.

  Voltando no assunto inicial, o governo japonês conseguiu diminuir a taxa de tabagismo de homem radicalmente, de 83.7 % para 30.3 %, em 50 anos,o que é muito admirável.

  A medida mais eficaz que o governo japonês tomou foi o aumento de imposto para cigarro.O governo japonês aumentou imposto 4 vezes, em 1998, 2003,2006 e 2010 e o imposto chegou 65 % do produto.

  Só para você ter uma ideia, vamos ver a mudança do preço de uma caixa de cigarro da marca Marlboro.

  Em 1997,ele custava 230 ienes ( R$4.95 ). Em 2014, o mesmo produto custa 460 ienes ( R$9.90 ).

  Ou seja, o preço dele duplicou em 17 anos no país onde quase não tem inflação.

  Você não acha caro?

  Dizem que fumante consome 19 cigarros por dia em média, o que é quase uma caixa inteira.Isso quer dizer que fumante gasta 300 reais por mês só para cigarros!!Para mim, isso é um desperdício total que não tem nenhum retorno.Eu gastaria 300 reais para outras coisas.

  Para piorar, o espaço onde fumantes podem fumar à vontade está ficando cada vez mais limitado no Japão.

  Quando eu fui à Japão no início deste ano, eu fui a um estabelecimento de lazer, onde os usuários podem usufruir vários tipos de lazer tais como Sentou ( banheira pública ),boliche, refeição, show e jogos.

  E eu vi uma sala cercada de quatro paredes transparentes na entrada do estabelecimento.Dentro desta sala tinham mais ou menos quinze pessoas fumando cigarros, bem apertadinhos.Quanto fumaça branca tinha dentro dessa sala!!

  Eu não entraria naquela sala de jeito nenhum, pois eu não vou conseguir respirar bem lá dentro.....Será que vale a pena fumar assim?

  ;)


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics