segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Brasileiro é sem educação porque....!?

  Ao leitor

  Quando eu era universitário no Japão, eu dava aula de matemática e de inglês para alunos da escola secundária numa escola de reforço.

  Você pode imaginar como eu recebia salário lá???


  Eu recebia salário no envelope. Ou seja, o meu salário estava dentro do envelope.

  Além deste bico, eu dava aula de matemática para um aluno colegial na sua residência.

  Você pode imaginar como eu recebia salário lá no final de mês?

  Sim, eu recebia salário no envelope, apesar de que sua quantidade era pouca.

  O que você pode concluir sobre os japoneses com esses fatos?

  “Os japoneses costumam entregar dinheiro para as outras no envelope.”

  Ou seja, eles não entregam dinheiro direto, pois esse ato é considerado como falta de educação.

  Ao fazer compras nas lojas, claro que os japoneses não usam envelopes.

  No entanto, em situação formal como pagamento de salário, sempre é necessário usar envelope ao entregar dinheiro para pessoa determinada.

  Aliás, em alguns eventos especiais tais como casamento ou funeral, nós temos hábitos de usar envelopes especiais.

  Ainda mais, os japoneses tomam cuidado com o número de valor que colocam nesses envelopes e preferem colocar notas novas que ninguém tinha usado como educação.

  Como eu estava acostumado com esse hábito, quando eu recebi dinheiro sem envelope no Brasil pela primeira vez, eu estranhei muito e até questionei sobre a educação de brasileiro.

  Enfim, japonês é um povo muito delicado e tem cheio de manias para muitas coisas cotidianas.

  Fazer cerimônia é uma das etiquetas que você tem que seguir, caso você quiser conviver bem com as outras.

  Será que você consegue viver numa sociedade complicada?

  ;)

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Noname disse...

Há uma confusão quando se trata de valores na sua comparação. Cada sociedade vai ter valores muito diferentes baseado em sua própria história, em como aquele povo evoluiu. O povo japonês tem essa preocuapção, que nós brasileiros consideraríamos exagerada, com o que os outros vão pensar. Daí o motivo de se esconder o dinheiro em envelopes, pra não causar inveja nas outras pessoas, evitar um burburinho social. Pro brasileiro, o importante é a transparência, sinceridade, por isso o dinheiro é dado mostrando ele, para que o outro possa conferir a quantia na frente e ver que houve transparência total na negociação. Não é falta de educação dos brasileiros porque nossos valores são outros. Não faz o menor sentido usar o parâmetro de uma sociedade e tentar aplicar, forçadamente, em outra. É o mesmo que eu falar que os indígenas não tem educação porque não usam roupas, sendo que pra eles roupa não faz parte dos valores, o que faz é decoração, pintura corporal. É muito complexo comparar duas sociedades distintas, e a gente devia ter mais sensibilidade quando for fazer isso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics